Deserto do Atacama

atacama_piedras_rojas

Deserto do Atacama

Sim eu fui nessa maravilha Do Atacama  que a tanto tempo despertava meu interesse!!! E  eu tenho  um motivo a mais,  afinal, sou geógrafa 😉 …

O Atacama é um deserto  localizado na região norte do Chile, na América do Sul, sendo popularmente conhecido como o deserto mais seco da Terra e também o local cuja paisagem mais se assemelha à superfície de Marte. Para entender como surgiu o deserto do Atacama e o que caracteriza o seu clima, é preciso compreender os efeitos das correntes marítimas sobre o clima e, mais precisamente, uma corrente que atravessa o Oceano Pacífico na costa oeste da América do Sul, a Corrente de Humboldt. Essa corrente é do tipo fria, pois se origina na Antártida e desloca-se em direção à linha do Equador, gerando muita umidade por onde passa, principalmente no território chileno. Com isso, a precipitação litorânea é muito acentuada, tornando o ar que se desloca para o interior do continente muito seco, o que se assevera pelos 2400 m de altitude do deserto responsáveis por dificultar a chegada de ar úmido. Do lado leste do deserto, ainda existe uma forte barreira natural, a Cordilheira dos Andes, que impede a chegada do ar úmido advindo, principalmente, da Amazônia. Em função dessas características, forma-se uma região muito seca, que é a área do Atacama, onde raramente chove. A média anual de precipitação do Atacama é tão baixa que uma forte tempestade em uma cidade brasileira, por exemplo, já é superior ao que chove nesse deserto o ano todo. Não por acaso, ele é considerado pelos astrônomos como um dos melhores lugares da Terra para observar os corpos celestes, pois raramente se formam nuvens nessa localidade. O clima, por sua vez, assemelha-se ao de outros desertos quentes e com uma oscilação térmica que vai de 0ºC a 45ºC. Embora a região apresente condições naturais severas, existe vida no local. A flora é basicamente composta por árvores de pequeno porte e arbustos que conseguiram adaptar-se à aridez e à falta de água. Os animais, também adaptados ao clima, resumem-se a pequenas espécies, como alguns tipos de ratos, lagartos, lhamas, guanacos e os flamingos. Além de abrigar algumas formas de vida, o Atacama também possui algumas funções econômicas. A primeira delas é a grande disponibilidade de cobre na região, o que torna o Chile um dos principais exportadores desse recurso natural. A outra é o turismo, tanto o arqueológico (com restos dos povos Chinchorros) quanto o de aventura. Assim, a cidade de São Pedro do Atacama, com cerca de 3000 habitantes, é bem movimentada e recebe uma grande quantidade de visitantes o ano todo. Existem alguns lagos de águas quentes e frias nas proximidades de alguns vulcões da região. fonte.

Primeiro queria deixar uma dica, muitos que me conhecem sabem que tive muitas viagens e esse sem dúvida está na minha top 5 lista do Mundo, ele é impressionante se preparem para apreciar com moderação as próximas fotos.. e leiam o post até o final!!!

 ➡ Quando ir

O ano todo a precipitação anual é baixa, logo chove bem pouco ajudando no tempo bom.., porém a temperatura oscila bastante, de manhã bem cedo no amanhecer é bem frio, depois esquenta muito (faz calor) e no final do dia, volta a ficar frio. Eu fui no Outono final de março e início de Abril, e foi difícil arrumar as malas devido essa alternância de temperaturas.

 💡 O que levar na mala:

  • Protetor labial, ou manteiga de cacau.
  • Protetor solar (muito importante passe quando acordar e repor ao longo do dia).
  • calçado confortável, (tênis ou bota de trilha);
  • roupas confortáveis (pois tem passeios que duram o dia todo);
  • roupas de banho;
  • luva, gorro e cachecol (mas se não tiver compre por lá);
  • casaco e se for ao vulcão, uma boa calça térmica. (Eles serão seus melhores amigos de Março a início de Outubro);
  • Lenços umedecidos e papel higiênico. (pois vou explicar mais a frente tem alguns passeios que não tem banheiro);
  • óculos de sol e chapéus;
  • Se prepare para uma experiência única na sua vida!!deserto_do_atacama_geyser - Copia

Moeda e língua

Estamos no Chile, e sua moeda corrente é o peso chileno, porém você pode levar seu real numa boa e cambiar por lá, pois vale mais a pena que trocar em solo Brasileiro. Apenas uma base em Março de 2017  cambiado em São Pedro de Atacama 1 real= 190 pesos chilenos e 1 dólar= 650 pesos chilenos. Dica: Se trocar em São Pedro de Atacama procure andar e ver as cotações pois tem diferenças de uma casa de câmbio para outra.

A língua falada é o Espanhol, mas lógico que rola aquele Portunhol e vamos nos entendendo.

Como Chegar:

Como moro no Rio de Janeiro, preciso pegar um voo com conexão em Santiago. Vamos lá o aeroporto mais próximo a São Pedro do Atacama é o de Calama , então preferi comprar um voo Rio (GIG) x Calama (CJC) e Calama x Rio. Optei talvez pelo trajeto mais cansativo mais ganhei o dia no Atacama, Saí do Rio no voo de 19:30 porém nesse dia o voo saiu bem atrasado, cheguei por volta de 01;30 da manhã em Santiago, e aguardei no saguão do aeroporto pois meu embarque era às 05:00 para Calama, já que meu voo saía às 06:00. OBS: Tive que ficar com as minhas malas em Santiago pois a TAM não passou de um voo para o outro sozinha 😡 .. Já na volta ela encaminhou não precisei retirar a bagagem em Santiago. Já na volta peguei um voo em Calama às 14 e cheguei rápido à Santiago, onde aguardei umas 2 horas e já embarquei em um para o Brasil.. (RJ) custo da minha passagem R$ 1.400,00(ida e volta com taxas incluídas);  ➡ Outra opção tem um voo mais cedo que vai para o Chile e você espera pouco em Santiago e chega em Calama no mesmo dia, porém à noite, só que essa opção perdemos um dia de viagem (à contar dia morto de viagem).

➡ Chegando em Calama, precisamos pegar um translado até São Pedro do Atacama, minha agência de passeios http://www.aylluatacama.com.br/  indicou a TRANSVIP, e me deu a dica de comprar o bilhete de ida e volta, pois sairia mais barato que comprar separado, e o balcão deles ficava  bem na saída ainda dentro do aeroporto. O transfer te deixa no seu local de hospedagem. E na volta eles te fornecem um número e você entra em contato e agenda a volta 24 horas antes do voo. Paguei  $ 16.000 pesos chilenos ida e volta.

Passeios  em São Pedro do Atacama

A escolha da agência para seus passeios em São Pedro do Atacama faz toda a diferença, o Deserto é lindo, tem paisagens incríveis, sunset maravilhosos, lagunas únicas, vulcões ativos, porém quando conseguimos combinar toda essa maravilha e mais um atendimento de excelência o resultado é o  Sucesso, dessa forma escolhi a http://www.aylluatacama.com.br/ devido a indicações e várias fotos que já tinha visto em seu instagram @aylluatacama.

deserto_do_atacama_aylluatacama_carro (2) deserto_do_atacama_breakfast
:roll: Galera muitas pessoas alugam carros 4×4 para fazerem os passeios por conta própria, porém tem lugares que não tem estradas os carros andam no Deserto não tendo marcas ficando difícil e perigoso seguir um caminho inclusive se perder, além de caminhos com estradas sinuosas, enfim não indico e acho um pouco perigoso.

 Aonde se Hospedar:

Como citei acima escolhi a @aylluatacama, agência esta que também tinha hospedagem http://www.aylluatacama.com.br/.. Opte pela opção que cabe no seu bolso.  ➡ link do booking.com bem aí acima, lembrando que você não paga nada a mais por clicar no banner da booking.com aqui no site, apenas redireciona automaticamente, e você ajuda a página a ter mais visibilidade.  💡 Os passeios do Atacama são bem cansativos, saindo bem cedo e voltando ao final do dia, então caso seu orçamento esteja apertado, opte apenas por um bom hotel que tenha uma boa cama confortável para dormir. Minha experiência na ayllu foi muito boa, aquele banho super quente, camas muito confortáveis, banheiro todo bem decorado, esse quarto ainda tinha lareira e TV de Led, além das construções serem novas. Super indico.!!!

deserto_do_atacama_hotel (2)

Quantos dias você precisa:

Tem alguns passeios que são impossíveis de não incluir no roteiro, então acho que pelo menos 6 dias inteiros só para o Atacama é indispensável e conte com seus dias de ida e volta totalizando no mínimo 8.

 💡 O que podemos combinar com Atacama:

Se você vai ao Atacama aproveite para combinar o famoso, lindo, único e indescritível Salar de Uyuni na Bolívia, nos próximos post vou contar todo meu roteiro do Atacama e do Salar, lógico que eu fui.. e amei tudo!!!!

salar_uyuni_sunrise

 

💡 Indico também dicas do Deserto do atacama no  ➡ https://donaviagem.com/deserto-do-atacama/ e https://www.viajecompouco.com/Dicas-importantes-para-o-Deserto-do-Atacama-e-o-Salar-de-Uyuni

:-)Obrigado pela visita, aguardem a segunda parte do post, com todo roteiro!!!

34 Comment

  1. Oi Chris, taí um lugar que ainda quero conhecer. Lindo demais! Amei as fotos e as dicas.

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Marca na Agenda e vai!!

  2. Fiquei completamente apaixonada pelo Atacama! Foi um lugar que me surpreendeu muito!!! Além de ser maravilhoso de lindo, tem uma energia incrível!! Tudo de bom!

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      É verdade Manu a energia do lugar é incrível demais!!!

  3. Estou louca pra fazer Atacama e Salar de Uyuni, creio que no fim do ano! Adorei o post, com certeza vai me ajudar a planeja a trip.

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Que bom Elaine essa época é ótima mesmo..

  4. Ai que saudade desse lugar! Quando eu lembro de Atacama, além de paisagens surreais eu lembro de “protetor labial” kkkkkk, bem que você colocou em posição de destaque na lista do que levar! e menina, que cabelo lindo heim? invejeiii mesmoooo kkkkk bjsss

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Anninha você é uma figura, lip stick com força total mesmo, e obrigado pelo elogio do hair kkkk

  5. Muito obrigado pelas dicas sobre o Atacama. Todo mundo fala que é necessário levar o protetor labial. Pelo visto, é mesmo! haha! Gostei também das curiosidades sobre como se forma o deserto! Ah, e que foto massa do Salar de Uyuni foi essa última do tópico!

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Igor as dicas são relevantes mesmo, ao pé da letra follow kkkkk
      A o Uyuni estava perfeito em Março..

  6. Julia Salce says: Responder

    Aiiiii quero muito conhece o deserto do Atacama. Estou indo pro Chile-le em agosto, mas não dará tempo de inserir o deserto no roteiro, vai ficar para uma próxima visita ao País. Vamos começar com Santiago, Vina del Mar, Valparaiso, Valle Nevado etc… ainda não conheco. Ai numa proxima faremos o Atacama certamente! Beijão, Cris, as fotos estao lindas.

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      julia, acho até melhor deixar para depois pois agora também tem neve lá, inclusive acho que primavera e verão seja mais lindo e calor..

  7. Chris arrasou!! Um dos melhores posts que já vi do Atacama! Super completinho e tudo o que a gente precisa saber!

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      jaque obrigada mas o seu também está maravilhoso.

  8. Que lugar fantástico, quanto mais vejo matérias do Deserto do Atacama mais eu tenho vontade de conhecer, boa a dica da agência de passeios, eu mesmo teria vontade de ir e alugar um carro, mas mudei de ideia rsrs

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Opa que bom, o melhor é fazer os passeios com agências mesmo!!!

  9. Alexandre Nunes says: Responder

    Que demais Cris… Me bateu uma saudade gigante do Atacama. Realmente é um lugar surpreendente. Seu post tá muito bom pra quem esta planejando conhecer essa pérola do Chile. Quando fui ao Chile fiz Santiago e Atacama. Parabéns

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Obrigado Alexandre realmente me encantou demais o Atacama!!!

  10. Fantástico Chris! Apaixonada pelo seu post e cada dia mais apaixonada pelo atacama! eu só fiz o Salar até agora mas já foi uma das melhores viagens da minha vida e quero voltar pra fazer o atacama!!! Demais

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Poxa Liany você precisa ir ao atacama e o Uyuni realmente é uma viagem incrível e inesquecível..

  11. Toda vez que vejo um post do Atacama eu salvo aqui no computador. A dica da caminha quentinha e do que levar me conquistou :) TInha muita gente no passeio? Pessoas sozinhas também? bjs

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Sim diana vou escrever nos próximos o que eu fiz!!!

  12. Ahh, o Atacama! Que lugar mais surpreendente! Fiquei 5 dias inteiros e aproveitei tudo que pude. Meu único arrependimento foi não ter feito logo o Salar do Uyuni, quero demais conhecer! Ótimo post!!

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Sim Livia o bom é ir logo já kkkkk

  13. Ah o Atacama lugar realmente único. Ótimas dicas Cris. A do lenço umedecido agora levo para qualquer viagem kkk item essencial. Ah o Salar do Uyuni ainda está na lista também.

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Isso aí mayara prevenida sempre.

  14. Maria Carolina says: Responder

    Cris, estou vendo muitas fotos deste lugar. Parece ser lindo demais. Estou aguardando ansiosa pelos próximos posts.

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      sim Carol é lindo demais!!!

  15. Cada doa me apaixono mais pelo Atacama! Estou me planejando para ir em janeiro, vou seguir todas suas dicas!!

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Pri vai sim vai ser lindo!!!

  16. Crissssss, sabe o que eu mais amei desse post?! A aula de geografia com certeza!!! Não me canso de admirar esse lugar, tenho uma paixão inexplicável!!

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Lorena sou geógrafa kkkkk, mas é lindo ver a paisagem e juntar o conhecimento!

  17. Cris, cada dia que passa fico com mais vontade de vir ao Atacama e conhecer o Salar, com 8 dias dá para fazer tudo? Já li que só para atravessar o Salar são 3 dias, por isso que fiquei na dúvida da qtde de dias.
    As imagens e as dicas são ótimas! adorei

    1. Christine Christine Ré says: Responder

      Gatona com o Salar totalizei 10 dias.

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.